Curadores

Ticio Escobar

Ticio Escobar é licenciado em Filosofia, Direito e Ciências Sociais, Professor, crítico de artes, conferencista. Foi diretor da Associação de Apoio às Comunidades Indígenas do Paraguai. Autor de inúmeras publicações sobre suas especialidades, recebeu prêmios em vários países, entre eles o de Crítico Latino-americano da Seção Argentina da Associação Internacional de Críticos de Arte.

Laura Buccellato

Laura Buccellato, sub-diretora do Centro Cultural ICI, de Buenos Aires, é curadora de inúmeras mostras de artistas argentinos, crítica especializada, jurada de mostras em seu país e no exterior, e colaboradora de revistas de arte. Até 1975 foi professora de história de Arte, na Universidade de Buenos Aires.

Fernando Cocchiarale

Fernando Cocchiarale estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ) e graduou-se em filosofia na Pontifícia Universidade Católica (RJ). Escreve para catálogos e revistas de arte, foi curador e participou de mostras no Brasil e no Exterior. Autor do livro “Abstracionismo geométrico e individual: a vanguarda brasileira nos anos 50” (em co-autoria com Anna Bella Geiger), é professor de Estética e de História da Arte e Arquitetura no Brasil, e ainda coordenador de artes visuais do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC/Funarte).

Guillermo Machuca

Guillermo Machuca nasceu em 1962 m Punta Arenas. Vive e trabalha em Santiago do Chile. Em 1987 terminou seus estudos de Teoria e História da Arte na Universidade do Chile. Realiza diversos estudos e publicações sobre artistas nacionais como Pablo Langlois, Carlos Montes de Oca e Arturo Duclos. Colabora nas revistas “Art Nexus” e “Estilo”. Atualmente é professor de Teoria e História da Arte nas Universidades Arcis e Central de Santiago do Chile.


Alicia Haber

Alicia Haber é docente de História da Arte desde 1973. Estudou na Universidade de llinois (EUA). É crítica de arte de El Pais, de Montevidéu, e assessora de eventos do Departamento de Cultura da Prefeitura de Montevidéu. Em 1988 foi apontada como a melhor crítica latino-americana pela Associação de Críticos de Arte da Argentina. É conferencista e autora de diversos livros e monografias, além de atuar como jurada em inúmeros eventos. Como curadora, organizou dezenas de exposições.