5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais - VentoSul
 
 

notícias

 
  Curador de Madrid dará palestra em Curitiba
  26/03/2009  
  5ª Bienal VentoSul  
 
Em reunião na Fundação Cultural de Curitiba, foi confirmada uma palestra do curador da 5ª Bienal VentoSul, Fernando Castro Flórez, no dia 14 de maio, às 19h, na sala Scab do Centro Cultural Solar do Barão. O tema da palestra será: "O império da obscenidade estética: cinco situações contemporâneas”. A iniciativa tem o apoio da Embaixada da Espanha em Brasília, e o evento será traduzido em tempo real pelo Instituto Cervantes de Curitiba. Representando e FCC estiveram presentes a coordenadora de museus da Fundação Cultural de Curitiba, Marili Azim, a coordenadora do programa Bolsa Produção para Artes Visuais, Ana González e a coordenadora do Centro Cultural Solar do Barão e curadora adjunta da 5ª Bienal VentoSul, Simone Landal. Também esteve presente na reunião o diretor do Instituto Paranaense de Arte, Luiz Ernesto Meyer Pereira. Fernando Castro Flórez é professor de artes em diversas instituições em Madrid, além de ser o responsável pela curadoria dos artistas de Curitiba em parceria com Simone Landal.
 
 
 
 

Diretor Geral da Bienal de Québec em Curitiba

  23/02/2009  
  5ª Bienal VentoSul  
 
O canadense Claude Bélanger, diretor geral da manif d´art (www.manifdart.org) esteve em Curitiba reunido com os curadores e organizadores da 5º Bienal VentoSul para apresentar os artistas canadenses que participarão do evento em Curitiba. São eles: Jean-Yves Vigneau e os artistas do grupo BGL Jasmin Bilodeau, Sébastien Giguère e Nicolas Laverdière. Bélanger reuniu-se também com artistas curitibanos através de encontro organizado pela coordenadora de museus da Fundação Cultural de Curitiba, Marili Azim e pela coordenadora do programa Bolsa Produção para Artes Visuais, Ana González. O canadense também esteve reunido com Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Em sua estada em Curitiba, Bélanger recebeu do coordenador da mostra de vídeos, Tom Lisboa, informações sobre o regulamento da ventosul: vídeos de artista.
 
 
 
  Tom Lisboa é coordenador da mostra de vídeos
  12/01/2009  
  5ª Bienal VentoSul  
 
Tom Lisboa é o responsável pela coordenação da mostra de vídeos “Ventosul: vídeos de artista” que será apresentada na Cinemateca de Curitiba. As inscrições poderão ser realizadas através do site a partir de 10 de abril de 2009.

Tom Lisboa é Mestre em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Sua produção artística começa em 1996, com pintura, mas a partir de 2000, passa a desenvolver projetos em várias áreas, tais como fotografia, intervenção urbana e vídeo. É criador do Curso de Cultura Cinematográfica, onde ministra aulas de formação de platéia crítica em cinema e do Cineclube Contramão.
 
 
 
  UFPR na 5ª Bienal VentoSul
  08/01/2009  
  5ª Bienal VentoSul  
 
A presidente do Instituto Paranaense de Arte, Luciana Casagrande Pereira, acompanhada pelo diretor Luiz Ernesto Meyer Pereira, reuniram-se com o Reitor da UFPR, Zaki Akel para definir a parceria para realização do projeto educativo da 5ª Bienal VentoSul e também apresentar a identidade visual do evento, desenvolvida pela Heads. Ainda estiveram presentes na reunião a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Elenice Mara Matos Novak, o Diretor do Museu de Arte da UFPR, Ronaldo Santos Carlos, além de outros integrantes do corpo administrativo da UFPR.

 
 
 
  Projeto de ações educativas
  02/12/2008  
  5ª Bienal VentoSul  
 

O Projeto de ações educativas da 5ª Bienal VentoSul foi desenvolvido por Maria Tornaghi que trabalha, desde 1963, na área de arte e do ensino de arte, mantendo a atitude de indagação sobre a arte e sua prática pedagógica, variando muito sua atuação nestes campos.

Coordenou o Núcleo de Crianças e Jovens da Escola de Artes Visuais do Parque Lage de 1992 a 2006, e o departamento educativo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1999 a 2006.

A partir de 1999, particularmente interessada nas questões de aprendizagem da arte que surgem na relação do público com obras expostas, coordenou as atividades educativas de exposições e mostras no próprio MAM e em outros espaços, como: "Picasso – Anos de Guerra", “Artes Indígenas/Brasil + 500”, "Mostra Rio Gravura" e "O Brasil Redescoberto".

 
 
 
  Ministro da Cultura reune-se com curador geral
  06/11/2008  
  5ª Bienal VentoSul  
 
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu em Brasília o curador geral da 5ª Bienal VentoSul, Ticio Escobar. Na oportunidade foi confirmada a realização da Bienal na cidade de Assunção, integrando a programação cultural do bicentenário do Paraguai.
 
 
 
  Divulgada a identidade visual
  27/10/2008  
  5ª Bienal VentoSul  
 
O diretor de criação da Heads, Kike Borell, juntamente com a presidente da comissão organizadora, Luciana Casagrande Pereira, apresentaram a identidade visual da 5ª edição da Bienal VentoSul. A marca apresentada apresenta uma biruta de orientação de vôo aliada ao mapa-mundi, transmitindo o conceito curatorial da bienal.
 
 
 
  Definido o conselho curatorial
  06/10/2008  
  5ª Bienal VentoSul  
  O conselho curatorial da 5ª Bienal VentoSul será formado por: Ticio Escobar (curador geral), Leonor Amarante (curadora geral), Fábio Magalhães, Fernando Cocchiarale, Ivo Mesquita, Justo Pastor Mellado Suazo, Andrea Giunta, Tereza de Arruda, Berta Sichel, David Kiehl, Fernando Castro Flórez e Maria Tornaghi. Além do conselho, também foi divulgado o conceito curatorial que será trabalhado pelos artistas: Água Grande: os mapas alterados.  
 
 
  Confirmados os curadores gerais
  08/09/2008  
  5ª Bienal VentoSul  
 
A comissão organizadora da 5ª Bienal VentoSul oficializou os nomes dos curadores gerais da bienal: Ticio Escobar e Leonor Amarante. Ticio Escobar é também curador geral da Trienal do Chile, foi um dos curadores da Bienal Internacional de Valencia, na Espanha, integrou a equipe curatorial da 1ª a 6ª Bienal do Mercosul, é autor de diversos livros sobre arte, recebeu diversos prêmios e condecorações por sua atuação na área cultural, foi Secretário de Cultura da cidade de Assunção e é Ministro da Cultura do Paraguai. Leonor Amarante foi responsável por duas edições da Bienal do Mercosul, em parceria com Fabio Magalhães, curadora geral da 1ª Bienal do Fim do Mundo, na Argentina, é editora da revista Nossa América e gerente de publicações do Memorial da América Latina.
Os dois curadores já estão desenvolvendo o conceito curatorial da Bienal.
 
     
 
 
Instituto Paranaense de Arte - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 655 - Centro - 80430-180 - Curitiba-PR - Fone +55 (41) 3223-8424